quarta-feira, 9 de março de 2011

Quaresma - Convertei-vos e crede no Evangelho

"A quaresma não é tempo de comemorações, festas, é um tempo de reflexão".
Foto: Clarissa Oliveira/CN

Depois do carnaval, a Igreja entra em um período de silêncio e é assim que devemos estar. Em um mundo tão barulhento Deus chama o homem a silenciar. Só assim o homem tomará consciência do que ele é, e de quem Deus é.

Não podemos viver neste mundo sem caminhar para um lugar. Se não temos uma meta, passamos viver ao léu, mas São Paulo diz em sua carta que este é o tempo favorável, é preciso escutar a Deus. É tempo de escutar a convocação que Deus nos faz.

Neste 40 dias vamos buscar voltar para Deus. Fomos criados para estarmos juntos com o Senhor, mas o mundo tem nos afastado do Senhor. E agora Deus clama: 'Volta para mim! Volta ao meu coração!'

Precisamos fazer como Davi, reconhecer o nosso erro. Esses 40 dias é tempo de reconhecermos que falhamos, erramos, mas precisamos ser melhor, precisamos clamar a misericórdia do alto. Quaresma é tempo de revisão. É tempo de perguntar: Diante do Senhor como estou? Como estou diante dos irmãos? E diante de mim mesma?

Deus mandou Seu Filho para morrer por nós. É tempo dos namorados reverem como está o relacionamento, e dos pais verem como está o tratamento com seus filhos e vice-versa.

Vivemos em uma sociedade egoísta, mas não dá para o cristão ser egoísta, pois Deus deu tudo por nós. O Evangelho diz que é preciso dar esmola. Então doe. Doe roupas e coisas simples. Oferecer o lugar no ônibus, no metrô para uma pessoa mais velha, isso é caridade. faça este propósito. Saia de si para os outros.

As vezes fazemos a penitência de não comer, mas também é penitência doar-se ao outro. Dar tempo ao outro.

E no Evangelho também diz: orai. Eu deixo a dica, no momento em que você estaria na internet, entre no seu quarto e reze, converse com Deus, doe um pouco do tempo que você estaria no facebook e reze. Reze com a Palavra de Deus, leia a passagem da Bíblia.

Jesus também fala no Evangelho sobre jejum. Jejum não é dieta. A dieta quem prescreve é o médico, mas o jejum é prescrito por Deus, o jejum fortalece o espírito, fortalece a carne para estar com Deus, cria-se na alma o desejo para estar com Deus.

A quaresma não é tempo de comemorações, festas, é um tempo de reflexão para estar mais com Deus. Não é tempo de comilância, mas é tempo de recolhimento. Nós mudamos o tempo da quaresma, e queremos fazer da quaresma como queremos.

Hoje quarta-feira de cinzas para lembramos que somos pó e para pó voltaremos, e ao colocar a cinza, lembre-se e preste atenção o que lhe falará o ministro.

Uma boa e santa quaresma para você!

Padre José Augusto

Comunidade Canção Nova


Amém!

Fernanda Rocha

2 comentários:

Vera disse...

Silêncio! Imprescíndivel para ouvir a voz de Deus.
O mundo é barulhento, as pessoas não param de falar um só instante e para ouvirmos a voz do Espiríto Santo necessitamos de um instante a sós com Ele.
O ES é cavalheiro, Ele fala e em silêncio, temos condições de não só ouvir mas também de obececer a Sua voz.

Interessante é dizer que quando silenciamos em reverência ao Senhor, o BARULHO que causamos é muito maior que imaginamos no mundo espiritual e mesmo com as pessoas ao nosso redor.

Silenciemos e decretemos que o Senhor Jesus Cristo é o nosso Senhor!

Amém!

Fernanda Rocha disse...

Amém tia por cada palavra que dissestes!
Obrigada pela bela pertilha!

A paz de Cristo!

Beijos