domingo, 26 de dezembro de 2010

Festa da Sagrada Família



Para mim, celebramos hoje uma das festividades mais bonitas da Igreja Católica. Após a comemoração do nascimento do nosso Senhor Jesus Cristo, hoje comemoramos a Sua Sagrada Família. Nosso Deus se fez humano e humildemente necessitou, como nós, dos cuidados de seu pai e de sua mãe.

Jesus Cristo, filho de Deus, fez-se carne e teve como seus formadores um pai e uma mãe que na Sua imensa sabedoria, proporcionaram os elementos primordiais na formação de Nosso Senhor. Foram Eles que O educaram na fé e forneceram todo o apoio para que Jesus se torna-se o grande homem que foi quando humano e nosso eterno Senhor e Salvador.

A Sagrada Família é um grande exemplo a ser seguido, é um chamado que a Igreja faz à todos nós cristãos. Somos chamados a viver os ensinamentos de Cristo, a viver plenamente a Sua Palavra. E nós, como família, devemos nos espelhar na Sagrada Família de Nazaré.

Você pode pensar que essa proposta possa estar muito distante de você e sua família, mas, afirmo que não está. Todos nós somos chamados à santidade. Somos chamados a viver a santidade nas nossas vidas, seja no trabalho, na faculdade, em nossa casa juntamente com nossa família.

Nossas famílias precisam ser santas como a família de Nazaré!
Família é Território Santo! São Igrejas Domésticas! São a Arca de Noé nos tempos atuais. A Arca que nos salva, que nos refugia, que nos proteje das armadilhas sedutoras do mundo de hoje. Se não temos uma estrutura acolhedora e de amor, como receber as frustrações do dia a dia, os desânimos de um dia árduo de trabalho?

Os homens são os primeiros a ser atacados pelo inimigo. Como são a cabeça da família, a cabeça da mulher, o inimigo arma ciladas para que ele caia. Utiliza-se de mulheres "Evas", da consciência de que tudo é normal nos dias de hoje e de várias e pequenas artimanhas. Pois, sabe que destruindo a cabeça, todo resto é destruído.

Se a mulher não se espelhar em Nossa Senhora, se não souber edificar sua casa, como receberá seu esposo nos dias difíceis? Ela necessita ser o porto seguro de seu esposo, precisa ser vista por ele como uma grande mulher, santificadora de sua família.

E o esposo precisa amá-la e respeitá-la com todo seu coração. Deve tratá-la com muito amor. Deve zelar e levá-la à Cristo.

Juntos devem zelar pela harmonia de seus lares, devem educar seus filhos na fé, através de seu exemplo.

A Família de Nazaré não está longe do nosso alcance! Basta nosso sim! Nosso sim à santidade, nosso sim à viver Sua Palavra. O sim de nossa família.
Se você já deu seu sim, mas seu(sua) esposo(a) ainda não o fez, não desanime!  Persevere! Entregue à Jesus, ore e confie nos planos do Senhor. Tudo acontecerá no momento certo!


No dia de hoje, peçamos a graça de sermos realmente família, como a família de Jesus. Que possamos seguir Seus ensinamentos; ser Igrejas domésticas que possam acolher Nosso Senhor. Que nossas casas sejam templos vivos, onde reinam a paz; onde Jesus e Nossa Senhora façam morada.

Senhor abençoai as nossas famílias!

Amém!


JESUS, MARIA E JOSÉ, MINHA FAMÍLIA VOSSA É!


Amém!

Fernanda Rocha.

2 comentários:

Alfa & Ômega disse...

Fernanda, coisa linda seu post! Parabéns! No meu Alfa & Ômega, tbém fiz sobre a Sagrada Família, pois participo da Caminhada do Advento, instituída pelo Pe. Jac de Portugal e hoje foi o dia da participação minha. Um forte abraço de lindo Natal para vc.

Alfa & Ômega disse...

Fernanda, olhe eu aqui de novo. desta feita é para presenteá-la com selinho. Receba-o com todo o meu afeto desejando a vc e sua família, um FELIZ ANO NOVO!
www.sentidomaior.blogspot.com